Rui Nabeiro

RUI NABEIRO

Rui Nabeiro nasceu em Campo Maior a 28 de Março de 1931.  Hoje, é um dos empresários mais conhecidos no nosso país, não apenas por ser o presidente da Delta Cafés, mas também por todas as actividades de carácter humanitário em que sempre participou de uma forma bastante activa. Começou a trabalhar aos 13 anos (1944), com um tio, na Torrefacção Camelo, e pouco tempo depois, e devido à morte do seu pai, assumiu a direcção da sociedade da torrefacção (1950).

No ano de 1961, fundou a empresa Delta Cafés, com apenas 3 funcionários. Empresa esta que funcionava num pequeno armazém em Campo Maior, com pouco mais de 50 m2. Dotado de um carácter e de uma personalidade forte, sempre preocupado com os outros, Rui Nabeiro foi desde sempre uma  figura bastante activa na vila de Campo Maior e ocupou cargos importantes na vida social e política da mesma: de Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior (1977/86) a presidente de clube desportivos – Sporting Clube Campomaiorense (1971/90), membro das mais diversas associações de carácter social e humanitário. Em 1984, funda a empresa Novadelta, S. A., empresa do Grupo Nabeiro Delta Cafés dedicada à indústria e comércio de cafés, que no ano de 1994 recebe o seu primeiro Certificado De Qualidade, estando actualmente certificada em Higiene e Segurança no Trabalho, Higiene Alimentar, bem como muitos produtos Delta estão igualmente certificados.

É de salientar que esta foi a primeira empresa portuguesa a receber o Certificado de Responsabilidade Social. Reconhecido por todos pelo seu talento e profissionalismo, Rui Nabeiro é condecorado, em 1995, com o Grau de Comendador, pelo então Presidente da República o Dr. Mário Soares. Em 2006, é mais uma vez reconhecido e homenageado pelo Estado Português, e o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, entrega-lhe a Grã-Cruz da Ordem do Infante, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém. Também em 2006, Rui Nabeiro é distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora. Actualmente o Grupo Nabeiro Delta Cafés, conta com mais de 3000 funcionários, espalhados por 23 empresas (indústria, serviços, hotelaria, imobiliário, agricultura, distribuição) e exporta já para 30 países. Rui Nabeiro é um homem de qualidades inigualáveis como gestor, mas são as suas características como ser humano que o definem. O trabalho, a humildade, a amizade e o sorriso fraterno são as imagens de marca que transporta e sempre transportou para a sua vida e trabalho ao longo de quase oito décadas.

SABER MAIS
Grupo Nabeiro

Grupo Nabeiro

As empresas do Grupo Nabeiro têm evoluído de uma forma contínua e sólida. Actualmente, o grupo compreende 180 profissões e conta com mais de 2500 colaboradores.